Autores: Ernandes Rodrigues do Nascimento, Maria Auxiliadora Padilha, Cristiane Lucia da Silva e Fábio Leandro Melo Ramo dos Anjos

Resumo: O objetivo geral deste estudo foi conhecer o engajamento dos docentes durante a transição dos modelos tradicionais de ensino para o uso de metodologias inovadoras em suas aulas no ensino superior. E os específicos: conhecer as dificuldades dos docentes durante o planejamento e a realização de aulas inovadoras; descrever a percepção dos docentes sobre o uso de métodos inovadores de ensino e aprendizagem; apresentar como os docentes se engajam para aprender novos métodos de ensino. Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre o uso de metodologias ativas na educação superior. Todavia, parece que há mais teoria que prática efetiva entre os professores. Quais dificuldades os docentes enfrentam ao tentar abandonar o modelo tradicional de ensino e partir para modelo disruptivo? Quais as percepções dos docentes em relação ao uso das metodologias ativas? Como os docentes se engajam para aprender e praticar novos métodos de ensino e aprendizagem? Diante das inquietações dos pesquisadores, o presente estudo qualitativo foi realizado por meio de um curso de extensão, o qual possibilitou a coleta de dados a partir da sala de aula virtual (Google Classroom), do diário de aprendizagem e dos debates realizados via WhatsApp. Os resultados apresentaram o tempo como um dos maiores problemas vivenciados pelos professores em seu cotidiano, que destacaram pontos positivos e negativos da sua percepção no que se refere ao uso de metodologias ativas e expuseram o seu engajamento docente em relação às mesmas.

Artigo Completo: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31560/19439

Citação: NASCIMENTO, E.R; PADILHA, M. A. ; SILVA, C. L. ; ANJOS, F. L. M. R. . METODOLOGIAS ATIVAS E ENGAJAMENTO DOCENTE: Uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores da educação superior. In: EDUCAÇÃO POR ESCRITO PUCRS, v. 10, p. e31560, 2019.