Nos últimos anos, as metodologias ativas e a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação têm se tornado frequente nas pesquisas e estudos na área da educação. Eventos científicos, artigos e livros sobre a temática passaram a fazer parte da vida dos professores, pesquisadores e estudantes.

Com a chegada da pandemia do Covid19, instituições de ensino, docentes e alunos passaram a atuar e um mundo remoto emergencial. As tecnologias digitais, em especial a suíte Google for Education e seus recursos mais famosos (Google Sala de Aula e o Meet) se tornaram itens essenciais ao processo de ensino e aprendizagem.

Foi pensando no cenário desafiador trazido pela Covid19, que o prof. Me. Ernandes Rodrigues elaborou o Guia de Metodologias Ativas com o Google for Education, com o intuito de auxiliar os professores no das ferramentas do Google ao desenvolverem suas aulas por meio das metodologias ativas.

O Guia traz a descrição de 12 metodologias ativas, com exemplos e sugestões de operacionalização utilizando a Suíte Google for Education. Em cada capítulo, ainda há um QRCode que direciona o leitor aos vídeos exclusivos elaborados pelo autor.

Esses vídeos fazem parte do curso Utilizando Metodologias Ativas no Google Classroom, o qual é ofertado no site do próprio autor.

Para mais informações, consulte:
– Hub Educat UFPE – https://sites.ufpe.br/educat/

É um prazer imenso poder compartilhar com você o Guia de Metodologias Ativas com o Google for Education. Ele foi feito com muito cuidado e carinho.

Para baixar o Guia, basta clicar neste link: Clique aqui.